A Islândia é uma pequena nação insular, o país mais ocidental da Europa, que alberga a capital mais setentrional do mundo, Reiquejavique. Onze por cento do país está coberto de gelo glaciar e rodeado de água. Localizada entre o Mar da Gronelândia e o Oceano Atlântico Norte. O terreno é planalto com picos de montanhas e campos de gelo, com uma costa marcada por fiordes, que são enseadas profundas escavadas por glaciares. O país tem uma população de cerca de 380.000 habitantes e uma área total de 103.000 km2, o que o torna o país menos povoado da Europa.

Família & Comunidade

A Islândia tem uma sociedade bastante igualitária ou de classe média, o que significa que não há uma grande diferença entre as casas nas zonas rurais e na região da capital.  São quentes e bem isoladas, facilitando os meses frios de inverno. Poderás ficar a viver em zonas urbanas, rurais ou remotas.

Os adolescentes islandeses têm alguma independência e gostam de jogar futebol, ir à festas, assistir filmes, jogar xadrez e passear ao ar livre.  Mas é esperado que participem nas tarefas domésticas e na vida activa da família.

Escola

A escola funciona de segunda-feira a sexta-feira (8h às 15h). A relação entre professores e alunos é casual e amigável, como parte de uma atmosfera geral de criatividade e apoio.

Terás disciplinas tais como: Islandês, matemática, artes, idiomas modernos, sociologia e religião, educação física, ciências naturais, tecnologias de comunicação e informação, economia doméstica, habilidades para a vida , que incluem desenvolvimento de habilidades para resolver problemas, relações interpessoais, reflexão, etc.

Poderás fazer parte de um dos muitos clubes na escola, como fotografia, cinema, rádio e coro ou fazer atividades como montanhismo, modelagem e culinária.

Língua

Ter um conhecimento médio de inglês ajudará nos primeiros meses mas é esperado um esforço na aprendizagem do islandês para uma melhor adaptação na comunidade.

Os participantes terão acesso a materiais de aprendizagem antes do início do intercâmbio e aulas de apoio à língua Islandesa durante o programa.

Comida

O jantar é a refeição mais importante do dia para a família islandesa. Islandeses comem muitos frutos do mar, cordeiro, queijo e skyr, a versão local de iogurte.

Batatas cozidas acompanham a maioria das refeições. Graças às muitas estufas da Islândia, uma grande variedade de frutas e legumes frescos também estão disponíveis.

Programas AFS disponíveis para este destino: