Sempre quis conhecer novas culturas, novas pessoas. O desconhecido despertava-me interesse. Sou das ilhas, que por muito encantadoras que sejam têm o seu tanto de limitações.
Tive conhecimento do AFS e decidi fazer um intercâmbio. Afinal, não há maior desafio que aprender uma nova língua, conhecer outras pessoas, viver noutro país e sobretudo deixar para trás a minha rotina e família.
E de facto, estou na Alemanha há pouco mais de um mês e já me sinto uma pessoa muito mais independente, forte e com uma mentalidade muito diferente; sinto que estou a descobrir-me.
O primeiro mês passou a correr! Embora a primeira semana tivesse sido difícil devido à adaptação, o tempo está a voar.
Também, “apenas” neste mês já sinto mudanças em mim em diversos aspetos, não só melhorias na língua mas também na maneira de pensar e de como abordar determinadas situações. Esta experiência no estrangeiro é como um teste para nós, faz-nos ter de aprender a lidar com coisas que nunca pensámos fazer.
Coisas tão básicas como deixar os sapatos na entrada e ir cedo para a cama são novidades para mim mas que estão a tornar-se hábitos, o que me fez reconsiderar a minha rotina.
Sinto sem dúvida alguma que realizar esta experiência AFS foi uma decisão excelente que tomei, pois está a tornar-me numa pessoa muito mais forte e decidida que está a aprender coisas novas todos os dias.
Finalmente, se há um conselho que posso dar a futuros AFSers é sejam vocês próprios, experimentem tudo o que o vosso host country tem para vos oferecer e não percam tempo com os dias maus, pois os bons vão ser muitos mais e vão fazer tudo valer a pena.
Constança S.
Estudante AFS 2019/2020 | Portugal – Alemanha